Notícias

3 principais tratamentos para engravidar


A reprodução assistida é um conjunto de técnicas utilizadas pela medicina para auxiliar casais que enfrentam problemas de infertilidade, ou que têm grande dificuldade para gerar um filho.

Engravidar de maneira natural é o desejo de toda mulher que deseja ser mãe, contudo, nem sempre isso é possível, por isso, a medicina desenvolveu diferentes tratamentos ao longo dos anos. 

Conheça três principais tratamentos para engravidar:

FIV

Esta técnica é mais complexa porque a fertilização do óvulo pelo espermatozóide ocorre no laboratório, enquanto na inseminação artificial a concepção do embrião ocorre no útero feminino.

O tratamento ocorre em várias etapas, começando com a estimulação ovariana, coleta de óvulos e sêmen, fertilização e transferência de embriões para o útero.

Inseminação artificial

Neste tratamento, os melhores espermatozoides são escolhidos para serem colocados no útero da mulher, próximo ao dia da ovulação.

O primeiro passo é a coleta do esperma do homem na tentativa de capturar os espermatozoides mais fortes e resistentes, para assim, introduzir dentro do útero da mulher. 

Relação sexual (ou coito) programado

Este tratamento é feito através da estimulação ováriana (através de medicação hormonal) e monitorização da ovulação com a ajuda da ecografia. Com base nesse exame, o ginecologista determinará com precisão o número de dias em que a mulher está fértil e indicará o número de dias que o casal deve ter relações sexuais, aumentando assim a chance de gravidez.